terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Bela Adormecida




"A
Bela Adormecida" é a primeira Edição Platinum Disney de um filme clássico de longa metragem animado a ser lançado em Disney Blu-RayTM.
A idéia de um príncipe e uma princesa dançando nas nuvens era um dos conceitos preferidos do Walt Disney. Este conceito foi considerado – mas não foi usado – em "Branca de Neve e os Sete Anões" e "Cinderela". Ele foi finalmente usado para o grande final deste filme.
Desenhado para encaixar nas dimensões enormes widescreen de Tecnirama, o livro de estórias gravado em "live action" no início do filme mede 50,8 cm X 60,96 cm.
Para fazer com que o enorme livro de histórias visto no início do filme parecesse menor, ele foi fotografado num ambiente super-dimensionado, completo com uma chama de vela animada.
Walt Disney queria para "A Bela Adormecida" um estilo que fosse diferente de qualquer um dos seus filmes anteriores. Walt Disney pediu que os seus artistas criassem uma "Ilustração viva".
Mary Costa tinha apenas 19 anos quando Walt Disney a colocou no elenco como a voz de Aurora. Inclusive ela ainda estava estudando no Glendale High School, em Glendale, Califórnia.
Walt Disney não se encontrou com a Mary Costa até terminar a produção por medo que a aparência e personalidade de Mary fossem influenciar a sua criação animada.
O diretor de animação da perversa Malévola, Marc Davis, a comparou a um "morcego vampiro gigante".
A música de "A Bela Adormecida" foi gravada na Alemanha, onde se encontrava o mais moderno e sofisticado equipamento de gravação de som estéreo.
A maior parte da trilha sonora de A bela adormecida é composta de canções adaptadas do balê Sleeping Beauty, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Walt Disney desafiou os seus animadores a "criar personagens mais reais possíveis", o mais próximo de "carne e osso" e que pudesse identificar-se com eles.
Walt pessoalmente remontou a cena onde as Fadas Madrinhas decidem que devem socorrer o Príncipe Felipe para que tivesse maior emoção e impacto.
O conto de fadas original de "A Bela Adormecida" contava com sete fadas, mas para o filme da Disney a equipe optou por ter três.
Todo tipo de traje foi explorado para vestir as Fadas Madrinhas. Os artistas da Disney examinaram livros de guarda-roupas de trajes medievais, inclusive estilos escandinavos e alemães.
O desenvolvimento preliminar de A Bela Adormecida teve início em 1950, com a produção atingindo seu auge em 1953. Entretanto, a produção sofreu atrasos enquanto Walt Disney se dedicava à construção da Disneylândia e a vários projetos do estúdio para a televisão.
A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, de 1989, e Aladdin, de 1992, são os únicos filmes de animação da Disney nos quais as princesas receberam um nome: Aurora, Ariel e Jasmine, respectivamente.
De todos os príncipes encontrados nos contos de fadas em longas-metragem animados da Disney, o Príncipe Felipe é o único que tem o seu nome mencionado no filme.
"A Bela Adormecida" foi relançada para cinemas em 1970, 1979 e 1986.
A seqüência onde a Aurora está caminhando pela floresta com todos os animais e falando a respeito do seu príncipe encantado foi a primeira seqüência a ser animada.


- Posted using BlogPress from my iPhone

Um comentário:

Bárbara Machado disse...

Olá, Claudia!

Estou fazendo meu TCC sobre os desenhos da Disney e tendo muitas dificuldades com a pesquisa e material em que possa confiar.

Seu post sobre a Bela Adormecida tem muitas informações que eu gostaria de usar, e que não achei em lugar nenhum. Vc poderia me dizer qual sua fonte, por favor? E se possível, entrar em contato comigo? Acredito que seria de muita ajuda.

Meu e-mail: bom.barbara@gmail.com
MSN: barbara.om@hotmail.com

Desde já agradeço.
Um abraço.